Pelo segundo ano consecutivo a BR 364, que liga os dois extremos do Estado do Acre, ficará aberta para o trânsito de veículos durante todo período de chuvas. As empresas ainda não concluíram os serviços de pavimentação, no entanto, a exemplo do ano passado, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (DERACRE) vai manter equipes ao longo da rodovia para garantir a manutenção dos trechos onde ainda não existe o asfalto.
Ao anunciar, em outubro do ano passado, a liberação do tráfego durante o ano inteiro, o governador Tião Viana prometeu que as obras de pavimentação da BR 364 seriam concluídas em 2012. Até agora a promessa não foi cumprida, mas, de acordo com o gerente do DERACRE na regional do Juruá, Josinaldo Batista, apesar do início do período de chuvas, as empresas continuam com os serviços de pavimentação.
“Hoje o único trecho que ainda está com o tratamento provisório é do Massipira até o Jurupari, nas proximidades de Feijó. Do Jurupari até Manoel Urbano já está sendo concluída a capa asfáltica e os serviços continuam normalmente” – explicou Josinaldo.
Enquanto o asfalto não é concluído, o DERACRE acompanha a movimentação nos trechos que ainda não estão pavimentados para garantir o tráfego durante os meses das chuvas intensas. Para isso, o órgão impõe algumas regras para evitar o desgaste da rodovia. Uma delas, é a limitação do peso de carga que será transportada pela BR. Segundo Josinaldo, a partir do dia 10 de novembro o DERACRE estará avaliando para determinar o limite de peso que poderá ser transportado no trecho que ainda não está pavimentado.
Tribuna do Juruá – Da redação