Indígenas de diversas aldeias do município de Sena Madureira, invadiram a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Rua Padre Egídio Centro, nas primeiras horas desta sexta-feira (1).
Os funcionários do órgão não foram ao trabalho devido à ocupação e ainda por temerem represália.
Cerca de 80 pessoas de aldeias do interior do estado reivindicam mais investimentos e a mudanças na diretoria do órgão local. Eles ainda solicitam uma melhor qualidade na prestação de serviços relacionados à Saúde indígena.
A manifestação ocorre de maneira pacífica e eles esperam que aconteça uma solução para o impasse o mais rápido possível, caso contrário vão permanecer ocupando a sede da SESAI por tempo indeterminado.
Os índios solicitam ainda a exoneração imediata dos diretores do núcleo no município Valmir Darc e Laércio Mendes. A maior reclamação é que o serviço voltado à Saúde indígena, não vem atendendo as comunidades ribeirinhas, ou seja, é quase inexistente e de péssima qualidade.
Os indígenas solicitam também do Ministério Público, uma investigação para saber onde foram aplicados os recursos destinados à saúde dos povos indígenas da região.
Fonte:acpurus.com