O embolado de fios na Rua 7 de setembro, no Bairro do Cruzeirinho, é a maior preocupação dos moradores da localidade. A instalação elétrica feita de forma desordenada oferece grande perigo e preocupação para as pessoas que necessitam passar constantemente pelo local, dividindo o mesmo espaço com os fios, e correndo o risco de receberem uma descarga elétrica.
“Já teve pessoas que receberam choque aqui, iam passando e como os fios estão muito baixos, acabaram recebendo a descarga. Nossa grande preocupação são as crianças, que passam direto por aqui. Tememos pela vida delas”, relatou o morador José Martins.
Além do tumultuado de fios, alguns estão muito baixos, podendo ser alcançados com a mão por qualquer criança. Segundo o morador Francisco das Chagas, a proximidades dos fios já ocasionou por diversas vezes curtos circuitos.
“Várias vezes esses fios já pipocaram aqui, o nosso maior medo é que aconteça um incêndio de grande proporção. Queremos evitar uma tragédia aqui, estamos reivindicando pela melhoria dessa instalação”, disse.
Os moradores relataram que já procuraram a Eletrobrás em busca de uma solução para o problema, mas até o momento nenhuma resposta foi dada.
“Eles colocaram esses postes aqui, mas até o momento nenhuma solução foi dada. Já faz tempo que nós estamos esperando uma resposta e uma solução da Eletroacre na nossa comunidade. A notícia que nos dão é de que a conta de energia só aumenta cada vez mais, agora a tarifa vai aumentar quase 16%, isso é um absurdo”, completou Francisco das Chagas.
Nossa reportagem procurou a Eletrobrás em Cruzeiro do Sul, onde fomos informados que o gerente local, José de Souza Melo, encontra-se viajando, e o substituto informou que a população da comunidade deve se reunir e juntos procurarem a empresa para resolver o problema de todos de uma única vez.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery