As chuvas constantes registradas nas últimas semanas provocaram um aumento repentino no volume de águas do Rio Juruá que já ultrapassou a sua cota de alerta e está próximo de atingir o nível de transbordamento. O Corpo de Bombeiros considera que a cota de alerta é aos 11,80m e a de transbordamento é de 13 metros. Nesta terça-feira o nível chegou aos 12,90 metros e as autoridades responsáveis pela Defesa Civil já traçam um plano de ação para uma possível atuação, caso o volume de águas continue subindo.
Em menos de uma semana o Juruá saiu de um nível de apenas atenção e já passou a preocupar os moradores da regiões alagadiças, como é o caso dos bairros, Lagoa, Miritizal, Olivença e Boca do Moa. Nesses locais, quando o rio ultrapassa os 13 metros, alguns moradores tem suas casas invadidas pela água.
Por conta disso, o Corpo de Bombeiros já iniciou as operações de vistorias nessas regiões e se mobiliza com a prefeitura e outras instituições para dá assistência as famílias que correm o risco de serem desabrigadas pela enchente.
“Já estamos realizando as primeiras visitas nos bairros afetados para verificar qual é a situação das famílias. Se o rio continuar subindo nesse rítimo até o final de semana teremos que tirar as primeiras famílias. Mas, a princípio, esperamos quer não. Entretanto,os sabemos que janeiro e fevereiro são o momento forte do inverno” – disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Marcel Araújo.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério