Durante a conferência foi estabelecido o destino dos resíduos sólidos do município
Preparando a política municipal com enfoque estadual e nacional, membros da sociedade do município de Mâncio Lima se uniram para debater as principais preocupações ambientais com foco na geração e tratamento de resíduos sólidos. A Conferência aconteceu nesta sexta-feira (19) no Centro de Multiuso Padre Edson (Cemupe).
A organização foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Prefeitura. A IV Conferência Municipal do Meio Ambiente aconteceu como preparo para as próximas etapas que serão macrorregionais, estadual e nacional. A oportunidade contou com presenças importantes da sociedade como representantes da ONG Amigos da Cidade, Associações, Cooperativas, Poder executivo e Poder Legislativo.
Diversos segmentos sociais estavam presentes e ouviram a abordagem dos quatro eixos temáticos abordados: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
A partir de 2015, o município que ainda tiver lixão poderá ter dificuldades para acessar recursos federais nos diferentes segmentos e linhas. Os municípios devem acelerar a elaboração dos Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos, já que existem recursos federais disponíveis para a elaboração do projeto Executivo, para a construção de aterro, em substituição ao lixão.
“Estamos acompanhando o tema das conferências nacional e estadual, e refletindo sobre o que fazer com os nossos resíduos sólidos, com o nosso lixo, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, promovendo geração de renda e educação ambiental”, enfatizou Clautevir Lima, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
O prefeito em exercício Eriton Maia ressaltou a importância da participação do município com ações que melhorem cada vez mais a situação do lixo na cidade.
“É importante estarmos antenados para que nossas ações sejam benéficas para o futuro, já estamos elaborando o projeto executivo, para a construção de um aterro, em substituição ao lixão, nossa população merece um mundo cada vez melhor e mais sustentável”, disse.
O evento contou, ainda, com a palestra do biólogo, Bruno Kuhn Neto, que falou sobre contextualização sobre resíduos sólidos – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)- Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PEGIRS) – Panorama dos municípios.
Zehilton Rodrigues – Assessoria