No último de dia 29 de novembro o SEBRAE e a Prefeitura de Porto Walter inauguraram a Feira Do Agricultor Empreendedor. O evento é um marco para a cidade, pois estabelece definitivamente um local adequado e com todas as condições para a comercialização da produção local e regional, funcionando todos os sábados no Mercado Municipal. De agora em diante a população terá um local garantido para comercialização de frutas, hortaliças e outros produtos da agricultura local. Várias autoridades do município estiveram presentes na solenidade de lançamento da feira.
Ana Paula, Secretária de Agricultura de Porto Walter, disse que a feira é resultado de muito esforço de mais de seis meses de parceria com o SEBRAE, sendo um fruto da implantação de duas unidades demonstrativas da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável –PAIS- que tem garantido o aumento da renda e a qualidade de vida do homem do campo. “Juntamente com outros produtores rurais, podemos comemorar essa conquista para a população de Porto Walter”, relatou.
Francinei Santos (SEBRAE-Agronegócios) garantiu que o SEBRAE estará sempre presente em qualquer local que existirem pessoas empenhadas no desenvolvimento da economia e da agricultura local. Ele afirma que encontrou em Porto Walter um cenário de grandes desafios como a criação dessa feira, mas que com a ajuda e o apoio de instituições como a prefeitura e a Seaprof foi possível superar esses desafios.
O Prefeito de Porto Walter José Barbary cita que essa feira enaltece os resultados já obtidos pela tecnologia social PAIS e ressalta a importância das parcerias com o SEBRAE na implementação não só da tecnologia PAIS, mas do desenvolvimento do empreendedorismo rural no município de Porto Walter.
“Essa implantação da feira no nosso município é uma oportunidade de crescimento econômico para muitos produtores, que a partir de agora terão novas chances de desenvolver um negócio próprio, com um local adequado para as vendas. A parceria firmada com o SEBRAE só tem a fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo nosso município, voltado para o pequeno produtor. Nós demos condições a essas pessoas através da construção do mercado e construção de mesas. E Porto Walter ainda disponibiliza hoje caminhão para o escoamento da produção dos ramais duas vezes na semana.”, falou.
Ainda segundo Francinei Santos, essa feira entra definitivamente no calendário municipal de comercialização, pois consegue agregar num mesmo espaço agricultores, comerciantes e pequenos empreendedores do município, movimentando dessa forma a economia local e fortalecendo o empreendedorismo urbano e rural. A manutenção das parcerias é um ponto alto para o sucesso dessa feira que conta, também, com o apoio da SEAPROF. Para Francinei o PAIS é um dos projetos que possibilitou essa feira, pois trata-se de uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar e mostra, na prática, como é possível praticar empreendedorismo de maneira sustentável, pois possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis para o consumo próprio e para a comercialização. Francinei cita ainda que o Acre possui um diferencial nessa tecnologia com a inclusão da cobertura de plástico, indispensável para a produção de hortaliças no inverno amazônico.
Assessoria