Pela primeira vez uma troca de comando da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul atraiu um grande número de civis e autoridades.
Mesmo em forma, muitos militares não seguraram as lágrimas durante a formatura realizada na manhã de sexta-feira (9) no pátio do Batalhão da PM da cidade. Durante seu pronunciamento, coronel Nascimento chorou ao lembrar alguns subordinados seus, que perderam a vida em favor da segurança da população, durante o tempo em que esteve no comando.
O oficial disse que sai pela porta da frente de cabeça erguida, com a certeza do dever cumprido. E garantiu que esta e a melhor base da polícia militar do estado. Ele fez questão de enfatizar os problemas que enfrentava como o efetivo reduzido e falta de estrutura das unidades da PM, principalmente nos municípios de Porto Walter e Marechal Thalmaturgo.
Nascimento disse que sabia que deixaria o comando, mas não agora, e afirmou que vai se aposentar no fim do ano, com planos para a política em 2012. O Coronel agradeceu o apoio que teve de todos os policiais durante os quatro anos de trabalha a frente do batalhão e desejou boa sorte ao novo comandante.
Major Alves, assume o batalhão com a missão conquistar a confiança dos militares. O novo comandante disse que vai se esforça para que tanto os policiais quanto a população se sintam seguros e juntos possam melhorar ainda mais o serviço da Policia Militar na região.
Alves considera indiscutível a popularidade do ex-comandante, e promete seguir o mesmo caminho para dar continuidade ao trabalho feito por Nascimento. Questionado sobre uma rejeição de seu nome por parte dos policiais, o comandante disse que não ver nenhum problema e que pretende ter uma boa relação com a tropa.
O comandante do CPO2, Coronel Julio Cesar, que foi embora do Juruá sem se despedir, voltou para a despedida do Coronel Nascimento. Julio Cesar disse que a troca de comando é normal dentro da instituição, e assumiu que a decisão da mudança, tenha sido dele próprio e do comandante geral, coronel José dos Reis Anastácio.
www.tribunadojurua.com – Francisco Rocha