Escola localizada na periferia de Cruzeiro do Sul que conta com vigilantes armados teve as aulas interrompidas.
Na manhã de quinta-feira (21), no momento do intervalo, três jovens armados de facas pularam o muro da escola estadual de ensino médio, Craveiro Costa, no Bairro do Remanso e renderam um aluno para roubar o boné. Ao perceber que os dois seguranças se aproximavam eles fugiram.
Minutos depois, segundo testemunhas, os bandidos outra vez armados, juntaram um grupo e voltaram a invadir a escola para enfrentar os seguranças, que responderam com disparos de advertência. O grupo recuou e fugiu novamente.
Houve pânico e correria na escola. Alguns alunos e professores chegaram a entrar em estado de choque. A Polícia Militar foi acionada, mas os bandidos não foram encontrados.
As aulas foram suspensas. Os estudantes, acompanhados pelos pais e a diretora, Iria Matos Bandeira prestaram depoimentos na Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul.
A polícia agora tenta prender os integrantes do grupo. O principal alvo é um rapaz conhecido por “Cão Louro”, que seria o líder do bando que invadiu a instituição.
A escola Craveiro Costa, inaugurada em 2008, conta com uma estrutura moderna e foi construída com o objetivo de pacificar uma região com muitos registros de violência em Cruzeiro do Sul. Por várias vezes, a direção teve que negociar com bandidos que invadiram a escola para agredir estudantes. A situação já obrigou vários alunos e professores a pedir transferência.
Para continuar funcionando, a escola passou a contar com seguranças armados. Mesmo assim, segundo a diretora da escola, Iria Matos Bandeira, ultimamente a situação tem se agravado resultando em roubos, espancamentos e outras perturbações.
Da redação do Tribuna do Juruá com informações de Dayana Maia