Durante a sessão desta terça-feira, 10, o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago (PP), indeferiu requerimento para formação do bloco entre PSDB e PP. A decisão motivou um debate entre parlamentares de oposição e situação. O deputado Moisés Diniz (PCdoB), informou que durante reunião realizada nesta tarde, as bancadas entraram num consenso sobre o assunto. De acordo com o líder do governo, a formação de blocos ainda neste primeiro semestre foi suspensa e o tema apenas voltará a ser debatido no segundo semestre dos trabalhos do Poder Legislativo. Um dos motivos seria a aproximação do recesso parlamentar.
Segundo Moisés Diniz, os deputados estaduais se empenharão apenas em debater os projetos de lei que entrarão na pauta antes do recesso parlamentar, que tem inicio dia 15 deste mês. Projetos relacionados aos empréstimos que o Governo do Estado está propondo serão debatidos durante toda a manhã desta quarta-feira, 11, juntamente com a presença do Secretário da Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro. O deputado disse ser mais sensato que as discussões sobre novos blocos sejam feitas num período mais tranquilo e prolongado.
“Depois de todo o debate na sessão de hoje com relação à formação de blocos nós entramos num consenso. Estivemos reunidos nesta tarde e chegamos ao entendimento de que este assunto não será tratado neste primeiro semestre. Um dos motivos é o recesso parlamentar que está se aproximando e com isso nós não teríamos tempo de realizar todo o processo necessário que pede a instauração de novos blocos. Os deputados entenderam que precisaríamos de tempo para criar os blocos, divulgá-los e refazer as comissões, sem contar os casos em que há disputas jurídicas. Portanto, decidimos nos ater aos projetos que entrarão na pauta desta semana. Amanhã vamos receber o secretário da Fazenda, Mâncio, para debatermos juntos os projetos relacionados aos empréstimos que o governo está propondo, devemos esvaziar as gavetas e iniciar o segundo semestre com tudo em dia”.
Mircléia Magalhães
Foto: J. Simão
Agência Aleac