O governador Tião Viana e o seu irmão, senador Jorge Viana, ambos do PT, foram destaque em uma matéria especial do Site UOL Notícias. Na reportagem escrita pela jornalista Mirthyani Bezerra, intitulada de “Tradição familiar da política brasileira, que remonta à colonização, deve manter-se na eleição de 2014”, os políticos acreanos assemelham-se ao coronelismo praticado em outros estados da Federação, naquilo que ficou conhecido como o familiocracia. Vejam um pequeno trecho da reportagem:
Em todos os Estados brasileiros, os partidos se preparam para as eleições de 2014. Nesse processo, nomes surgem como possíveis candidatos na disputa para cargos no Executivo e Legislativo, nacional e estadual. Eles possuem sobrenomes já conhecidos pela população brasileira, como é o caso dos prováveis candidatos à Presidência da República, Aécio Neves e Eduardo Campos, netos de figuras emblemáticas na recente história política brasileira.
Sarney, Magalhães, Calheiros, Alves, Maia, Bornhausen, Richa e Barbalho. Os filhos dessas famílias tradicionais da política brasileira nasceram e cresceram em um ambiente cercado por tios, primos, avós que “fizeram carreira” como políticos. Porém, o que pode ser entendido como um caminho natural é, segundo especialistas, a expressão dos traços oligárquicos que sempre estiveram presentes na política brasileira.
Veja a reportagem completa através do link:
Tribuna do Juruá – Jorge Natal