Todos os moradores do Bairro São Francisco que sofrem de hipertensão e diabetes participaram de uma série de palestras realizadas por profissionais em saúde durante esta quarta-feira (12), no auditório da escola Francisco Braga de Souza, em Rodrigues Alves. O objetivo da direção da Unidade Básica do Bairro, que promove as palestras, é orientar a população e incentivar para a realização de atividades que reduzam os riscos do paciente desenvolver problemas mais graves.
Os pacientes assistiram palestras ministradas por uma equipe composta de nutricionista, enfermeiros, uma fisioterapeuta, educadora física, uma médica e outros profissionais. O gerente da unidade de saúde, Aciraldo Barbosa, explicou que ideia de conscientizar sobre os riscos da hipertensão e orientar para os cuidados com a alimentação e a importância de se realizar atividades físicas para controlar a diabetes e hipertensão, surgiu pelo fato do município apresentar índices altos de mortes causadas por acidente vascular cerebral.
Em apenas dois meses, cinco pacientes que sofriam de hipertensão foram a óbito por AVC e outros tiveram sequelas após sofrerem infarto. “Por isso, estamos realizando esse trabalho de conscientização, falando da importância de eliminar a obesidade através de uma alimentação adequada e da pratica de atividades físicas para controlar essas doenças”-destacou Aciraldo.
Durante as palestras, técnicos em enfermagem conferiram a pressão arterial dos participantes. A médica Danitsa Soruco atendeu as pessoas que tiveram a confirmação da pressão alterada. A Dona de casa Maria Inecir, 55, há 5 anos tentar combater a hipertensão e reduzir a glicose no sangue. Ela afirma que já está sendo acompanhada pela equipe de saúde há mais de um ano e depois que começou a seguir as recomendações, deixou de frequentar o consultório dos médicos.
“Faço diretinho a dieta recomendada pela nutricionista. Não como com muito sal, evito gorduras e não deixo faltar verduras e legumes. Além disso participo de todas atividades físicas que promovidas pela equipe de saúde. Com isso já perdi 9 quilos e hoje me sinto uma outra pessoa” – disse a dona de casa.
Assessoria