Todos os itens de medicamentos para atendimento básico foram adquiridos pela prefeitura para abastecer os dois postos de saúde e para servir aos pacientes que são atendidos nos serviços itinerantes que são realizados nas comunidades rurais e ribeirinhas. Dois caminhões com caixas de remédio e materiais para realização de procedimentos odontológicos chegaram ao município na sexta-feira (20).
A prefeitura investiu quase R$ 200 mil na compra do estoque. São anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos e outros itens comuns da atenção básica de saúde. Segundo o secretário de saúde, Elves Barros, a quantidade de medicamentos que os postos de saúde estão recebendo é suficiente para atender a necessidade da população durante o período dos três últimos meses deste ano.
“Estamos otimizando os recursos para não deixar faltar o básico para as nossas unidades de saúde. Com essa compra temos a garantia que a população de Rodrigues Alves será bem servida durante o restante deste ano” – garantiu o secretário.
A partir desta semana as equipes de saúde da prefeitura de Rodrigues Alves vão iniciar o atendimento direto nas comunidades rurais e já levarão medicamentos para fornecer aos pacientes que receberem receita médica. O serviço itinerante é feito durante o inverno nas comunidades ribeirinhas e, no período de verão, época em que os ramais são recuperados pela prefeitura e oferecem condições de acesso, os médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares realizam o serviço para as famílias da zona rural.
“Mandamos nossas equipes preparadas para consultar e ao mesmo tempo garantir o direto ao tratamento da população com o fornecimento de todos os medicamentos básicos. Esse trabalho tem o objetivo de evitar que a população rural se obrigue a deixar suas casas para virem à cidade para cuidar da sua saúde. Nosso esforço é para que apenas os casos mais graves sejam conduzidos para a cidade” – disse o prefeito Francisco Ernilson de Freitas Burica.
Assessoria