A Prefeitura de Rodrigues Alves iniciou os serviços de recuperação de ramais com a meta de garantir a manutenção de toda malha viária até o mês de outubro. O município compreende uma extensão de quase 800 quilômetros de estradas e, para recuperar, a prefeitura conta com o apoio do governo do estado e do Incra que fornecem combustível e parte dos recursos necessários para a manutenção das máquinas empregadas na realização dos trabalhos. O município vai priorizar a qualidade dos serviços com o objetivo de prolongar o período de trafegabilidade em todos os ramais recuperados.
Há duas semanas as máquinas e os operadores entraram em atividades iniciando pelo ramal do Profeta que já está totalmente recuperado. O ramais do Arco Iris e Hugo Carneiro também já passaram pela operação. Na manhã deste sábado, 05, o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) acompanhou os serviços no Arco Iris.
A prioridade da prefeitura é realizar um trabalho de qualidade que possibilite o acesso às comunidades por um maior tempo possível, mesmo que para isso, tenha que demorar um pouco para concluir cada ramal. Em duas semanas foram realizadas as obras em 40 quilômetros de estrada.
“O nosso objetivo é deixar cada ramal nas melhores condições possíveis para facilitar a vida dos nossos agricultores. Sendo assim, estamos tendo o cuidado de tirar os atoleiros, fazer aterros e as saídas de água, em seguida forramos com uma camada vegetal. Isso vai possibilitar que os ramais fiquem trafegáveis por um longo período” – disse o vice-prefeito, Jailson Amorim, que coordena as atividades na zona rural.
Os moradores dos ramais recuperados aprovaram a qualidade do trabalho. No ramal do Arco Iris é possível trafegar com qualquer tipo de veículo e a previsão é que permaneça assim até o período de inverno. “Já teve época de estragar produto aqui, mas desde que o prefeito Burica assumiu, todos os anos temos a atenção da prefeitura seja na saúde, na educação, como também na recuperação das estradas para escoamento de nossos produtos” – disse o agricultor José Pereira da Silva, o Zé Bofé, que mora há 11 anos no ramal.
Entre os municípios do Juruá, Rodrigues Alves é o que tem a maior extensão de ramais, sendo que quase 80% de sua população moram na zona rural. Por isso, o prefeito Burica prioriza a manutenção das estradas.
“Não é fácil manter a quantidade de ramais que existe em nosso município, mas temos a preocupação, todos os anos, de aproveitar ao máximo o período de verão para fazer um trabalho para melhorar as condições de trafegabilidade. Estamos priorizando este ano a qualidade dos serviços e acredito que, com o apoio do governo do estado e do Incra, vamos deixar os ramais da melhor forma possível” – garantiu o prefeito.
Assessoria