Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Rodrigues Alves estiveram durante esta terça-feira (12) no Bairro São Francisco para orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar para evitar o aumento do número de casos de dengue no município. A campanha de combate ao mosquito transmissor da doença foi retomada e, mais uma vez, será desenvolvida em todos os bairros da cidade. A equipe de saúde também visita as escolas e além de conscientizar os alunos sobre dengue, esclarece sobre os cuidados que todos devem ter em relação a malária.
Desde que surgiram os primeiros casos de dengue no Juruá, começando por Cruzeiro do Sul, a Secretaria de Saúde de Rodrigues Alves entrou em alerta e passou a realizar ações para evitar que a população do município também sofresse com a doença. Com esse objetivo, desde maio do ano passado, a coordenação de Educação em Saúde já realizou diversas campanhas de conscientização.
Entretanto, mesmo com o trabalho de prevenção, alguns casos de dengue já foram confirmados em Rodrigues Alves. A grande maioria foi em pacientes que contrariam a doença fora do município.
As ações de orientação retomadas a partir de hoje têm o objetivo envolver a comunidade na luta contra a doença. Os moradores do Bairro São Francisco receberam em suas casas os servidores da secretaria.
“Esse trabalho é importante porque nos orienta o sobre o que realmente devemos fazer para não pegarmos a dengue que é uma doença muito ruim. Eu já tive uma vez de Deus me livre de pegar de novo” – disse a dona de casa Francisca Ferreira.
“Mesmo com o trabalho que já realizamos, ainda encontramos muitos locais que podem servir para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Então nós orientamos que aos moradores que façam a limpeza de seus quintais, acondicione o lixo de forma adequada, limpe suas caixas d’água e elimine qualquer local que possam se tornar um criadouro” – disse a coordenadora de Educação em saúde, Suliene Matos.
Além de orientar sobre a dengue, os agentes de endemias que acompanha a equipe, também fazem os devidos esclarecimentos sobre a malária, outra doença que também preocupa as autoridades de Rodrigues Alves. Os profissionais em saúde, além de visitar as casas, também ministram palestras de conscientização nas escolas para os alunos.
“Sabemos que a criança aprende muito rápido e estamos realizando esse trabalho nas escolas para que os alunos também possam ter as informações necessárias sobre como cuidar dessas doenças, e assim, estejam ajudando na conscientização dos pais” – disse Josadac Magalhães, coordenador de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.