WhatsApp: (68) 9998-9802
terça-feira, 28 de julho de 2026
No Result
View All Result
24 °c
Cruzeiro do Sul
Tribuna do Juruá
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
No Result
View All Result
Tribuna do Juruá
No Result
View All Result
Home Cruzeiro do Sul

Yes, nós temos petróleo

cleonnildo by cleonnildo
8 de agosto de 2013
in Cruzeiro do Sul, Geral
0 0

Petróleo e gás natural do Acre serão licitados em novembro

petróleo georadarO Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a realização da 12.ª rodada de licitações de petróleo e de gás natural, com a oferta de 240 blocos exploratórios. A rodada está prevista para novembro. Os blocos estão distribuídos em sete bacias e totalizam 168.348,42 quilômetros quadrados.  Do total, 110 estão nas Bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba. Os outros 130 blocos ficam nas Bacias do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas. A decisão está publicada em resolução no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (07).

petroleo georadar 3No início deste ano, um poço perfurado pela Petrobrás na comunidade São João, região próxima à terra indígena Poyanawa, no município de Mâncio Lima, apresentou indícios de petróleo, informou Luiz Bampa, geofísico da Georadar, empresa responsável pelos levantamentos geofísicos e contratada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os trabalhos da agência foram executados nos municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no Estado do Acre e nos municípios de Ipixuna e Guajará, no Estado do Amazonas. Há ocorrências de petróleo ou de gás natural em toda região do Vale do Juruá acreano, além dos municípios amazonenses.

petróleo georadar 2 Histórico – Para se chegar à conclusão de que a região tinha as condições para prospecção de gás natural e petróleo, foi preciso “trilhar um longo caminho” que incluiu levantamentos aéreos, realizados em 2007 e 2008, levantamentos geoquímicos de 2008 a 2010, e por fim o levantamento de dados de sísmica de reflexão, que terminaram no ano passado. Concluídos os trabalhos, a Georadar entregou o diagnóstico para a ANP, que foi responsável pelo estudo e fomento.

“De posse dos dados do Projeto Bacia do Acre 2D, a ANP abriu licitações para que empresas possam prospectar petróleo e gás natural”, disse Luiz Bampa.”Identificando que as estruturas no interior da bacia sedimentar são potencialmente portadora de petróleo ou gás. A prospecção é feita através de um método indireto e não invasivo. As perfurações de poços devem começar no início do próximo ano”, complementou.

Para realizar o trabalho são utilizados explosivos com fonte sísmica. “São abertos furos de quatro metros de profundidade, dentro são colocadas os cartuchos com os explosivos e espalhados sensores que registram tudo. Depois de registrados, os dados passam por um processamento sofisticado que resulta nas sessões sísmicas, que são uma imagem da subsuperfície do terreno, que serão interpretadas pela ANP”, explicou Bampa.

As perfurações dos poços podem atingir profundidades maiores que 3.000 metros. Durante a década de 70 e 80, o empresário e ex-governador Orleir Cameli forneceu equipamentos para a Petrobrás realizar trabalhos de prospecção na região. Mesmo com a ausência de equipamentos modernos, entre outras dificuldades, dois poços foram perfurados. A atual tecnologia de mapeamento permite um conhecimento cada vez maior do subsolo, o que minimiza os custos da perfuração e impactos ambientais.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Related Posts

Recebimento de Licença de Operação – JOSIAS O DA SILVA LTDA – EPP

by cleonnildo
18 de junho de 2026
0

JOSIAS O DA SILVA LTDA - EPP AREACRE Torna público...

Read moreDetails

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária – Coopeguajará

by cleonnildo
12 de março de 2026
0

Read moreDetails

Mais lidas

  • TJAC doa móveis para Lar dos Vicentinos em Cruzeiro do Sul

    TJAC doa móveis para Lar dos Vicentinos em Cruzeiro do Sul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Polícia Civil apreende 43 Kg de drogas dentro de ônibus em CZS

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Jovem é atingido por faca no peito e morre em frente à casa da família, no Cumaru

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mailza esclarece fala de secretário e diz que governo não será guiado por “radicalismo”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 0 shares
    Share 0 Tweet 0
CBCN

Estamos no Facebook

  • Quem somos
  • Divulgue seu negócio
Fale Conosco
(68) 3322-7302 / (68) 99998-9802

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Vá para versão mobile