A etapa do Programa Bombeiros Mirim de 2014 foi encerrada nesta sexta-feira (14) com a entrega de certificados para 190 adolescentes que concluíram o curso. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, Coronel Flores, prestigiou a solenidade realizada no Teatro dos Náuas, que contou com a presença de toda tropa do Batalhão de Cruzeiro do Sul e de familiares dos bombeiros mirins.
O programa foi criado em Cruzeiro do Sul no ano de 2010 com a finalidade de envolver as crianças que vivem em risco social em atividades que visam à formação cidadã do individuo. Durante o período de curso, os adolescentes participam de aulas, palestras e outras atividades com ensinamentos dos valores éticos e morais, são treinados em ordem unida, recebem noções de primeiros socorros e são envolvidos em atividades de proteção do meio ambiente.
Na primeira etapa, em 2010, o programa começou com uma turma de 40 adolescentes, apenas em Cruzeiro do Sul. Atualmente, já é desenvolvido também em Rio Branco e em outras cidades acreanas. Três turmas, somando 190 militares mirins de Santa Luzia, Lagoinha, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, receberam o certificado na formatura de hoje.
“É um programa que visa agregar valores para a vida desses adolescentes. Estamos junto com a igreja, a escola e à família, contribuindo com a educação desses adolescentes que, segundo pesquisas que realizamos, são aqueles que estão mais próximos dos riscos sociais, como as drogas, a violência e outras situações” – disse o comandante do Batalhão dos Bombeiros, em Cruzeiro do Sul, Major Marcelo Araújo.
Tribuna do Juruá