Em Cruzeiro do Sul as campanhas educativas para conscientizar a população com o objetivo de reduzir o número de acidentes são realizadas rotineiramente pela Primeira Ciretran e foram intensificadas desde terça-feira (11) na Semana nacional em memória às vitimas de acidente de trânsito. Até o próximo dia 18, estão sendo promovidas diversas ações com essa finalidade, no entanto, diante da mobilização social para um trânsito mais seguro, o que se viu foram mais dois acidentes graves que ceifaram a vida de duas pessoas.
Na Coronel Mâncio Lima, uma das principais avenidas da cidade que tem pouco mais de 80 mil habitantes, a equipe da Ciretran montou uma tenda, ao lado de um Memorial das vítimas de acidente que foi inaugurado este ano, e desde o inicio da programação realiza palestras para os alunos. Várias escolas já levaram os estudantes para receber orientações educativas dos instrutores de trânsito.
Além das crianças, a campanha realizada em memória às vitimas de acidente, envolve também o público adulto, principalmente os condutores de veículos. A equipe do Detran trabalha diariamente nas ruas passando informações aos condutores e pedindo atenção para as regras de circulação. Neste sábado (15) uma caminhada vai reunir milhares de pessoas na segunda maior cidade do Acre que vão se unir para tentar sensibilizar toda à população para uma nova consciência em relação ao trânsito.
“Tem que haver uma mudança de comportamento de todos. Cada um tem que fazer a sua parte, e assim, teremos um trânsito mais seguro” – disse o coordenador da Companhia de Trânsito, Valdecir Dantas.
No encerramento da Semana em memória às vitimas de acidente, na próxima terça-feira, será realizada uma programação religiosa. A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, deverá participar de um culto ecumênico que vai ser celebrado no Memorial da vitimas de acidentes.
Contrariando tudo o que está sendo pregado pela equipe do Detran e de outras instituições parceiras, as estatísticas cresceram durante a semana em que se promove ações voltadas para a paz no trânsito. Em um prazo de menos de 48 horas, duas pessoas morreram em acidentes que ocorreram na área urbana da segunda maior cidade do Acre.
Na tarde de segunda-feira (10) um idoso foi atropelado na mesma avenida em que a programação está sendo realizada, a poucos metros do memorial. Sebastião Rodrigues, 66, foi apanhado por uma motocicleta ao tentar atravessar a rua.
Na quarta-feira (12) o motociclista Ismael Marçal da Costa, 45, foi arrastado embaixo de um caminhão por mais de 50 metros e morreu no local do acidente. O motorista saía da cidade em alta velocidade e ao entrar na variante, logo após a cabeceira da ponte do Rio Juruá, perdeu a direção do carro, entrou na contramão e bateu de frente contra a motocicleta.
“Infelizmente fica difícil de a gente explicar essas situações. Isso mostra que precisamos mudar muita coisa em relação ao trânsito” – lamentou o gerente da Ciretran.
Tribuna do Juruá