A Brigada Federal Prevfogo, criada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o objetivo de combater as queimadas urbanas rurais, está tendo muito trabalho para controlar e combater os focos, que, no último final de semana, chegaram a um total de 70 nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. A equipe é formada por 15 homens, que se revezam em dois turnos.
Em apenas dois dias, foram atendidas mais de 50 ocorrências envolvendo queimadas domésticas. A equipe, que passou por um curso teórico e prático de combate a incêndios, além de conter os focos de queimadas distribui panfletos explicativos e educativos quanto aos danos causados pelas queimadas.
Após conter os focos de queimadas, a equipe conversa com as comunidades e pede apoio das pessoas para a prevenção do uso do fogo. No final de semana, um foco de queimada atrás da AABB colocou em risco várias casas localizadas numa baixada. A situação foi controla graças à ação eficaz e urgente da brigada, que chegou ao local, minutos após ser acionada via CIOSP.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal