Cruzeiro do Sul alcançou a meta estipulado pelo Mistério da Saúde. Em Cruzeiro do Sul, mais de 103% das crianças com idade até 5 anos estão imunizadas da doença conhecida popularmente como paralisia infantil.
Os dados são comemorados pela Secretaria Municipal de saúde. De acordo com Lucila Brunetta, o trabalho intenso, ocorrido nas unidades de sáude, assim como também vistações domiciliares nas zonas rural e urbana culminou com a excelente cobertura vacinal.
Vale lembrar, que mesmo encerrada a campanha, continuará valendo o calendário básico de doses e reforços nos postos de saúde. De modo que os pais devem ficar atentos à carteira de vacinação dos filhos.
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo poliovírus, carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia