Na manhã desta quinta-feira (31) a Escola do Legislativo Acreano realizou a entrega das cartilhas intituladas “Memórias de um Rio”, com o objetivo de abordar os conceitos referentes a vida fluvial e propiciar a compreensão de respeito e reponsabilidade pelo lugar.
A abertura do programa aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e médio, Instituto Santa Terezinha. Os alunos que participaram da entrega já começam a expor os pensamentos de preservação da natureza.
“Aprendi que não devo jogar lixo no rio, e que também não se pode cortar as árvores, pois devemos preservar o meio ambiente”, disse a pequena Ana Cristina ao falar sobre os assuntos repassados através da cartilha.
A coordenadora pedagógica da escola do legislativo do Acre, Jayne Rodrigues explicou que os livros servirão como apoio pedagógico.
“Essa cartilha é uma contribuição social que a Assembleia está dando para a preservação dos rios acreanos. Ela foi feita para o primeiro e segundo segmento do ensino fundamental no intuito de preservar os rios da região”, relatou.
Os livros serão distribuídos em todas as escolas do Acre, abordando o rio correspondente a cada município. As cartilhas são do Rio Acre, Môa, Juruá, Tarauacá, Envira e Abunã.
“ Nós hoje estamos fazendo o lançamento da cartilha do Rio Juruá. Nós abraçamos a ideia de lançar essa cartilha para preservar os rios do Acre inteiro. E hoje estamos lançando a do Juruá, que é o mais importante rio do nosso estado, pois navega e produz o ano inteiro e merece ser preservado”, mencionou o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Elson Santiago.
Durante o evento foi realizada ainda uma homenagem aos professores. O coral formado por músicos funcionários da assembleia realizou uma belíssima apresentação.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery