Na noite desta sexta-feira (19) o prefeito Vagner Sales inaugurou mais uma importante obra. O primeiro Centro de Atendimento Psicossocial – álcool e drogas, construído pela gestão atual teve seu projeto desenvolvido com recursos do Governo Federal no valor de 200 mil reais, através de uma emenda do ex senador e atual governador do estado Tiao Viana, que apesar de ter recebido convite para solenidade não compareceu. O local tem como principal característica atender as pessoas em situação de drogadição.
Estiveram presentes na inauguração a secretária municipal de assistência social, a pastora Sônia Moura, responsável pela igreja Peniel, a primeira dama e deputada Antônia Sales, vereadores do município, o vice-prefeito Mazinho Santiago e o prefeito Vagner Sales.
A instituição é localizada no Bairro Nova Olinda, próximo ao Centro de Zoonose, e será coordenada pela igreja evangélica Peniel, apesar de ser um projeto ligado às Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. A igreja ficará responsável por desenvolver atividades socioeducativas, cursos e outras orientações aos dependentes químicos e suas famílias. Serão atendidas no local pessoas que vivem uma condição de codependência e, na maioria das vezes, estão desestruturadas.
A pastora Sônia Moura, responsável pela igreja Peniel destacou o comprometimento e dedicação do prefeito em construir tão importante obra, relatando que nas atuais condições proporcionadas pelo município as atividades poderão ser melhor desenvolvidas.
Nos últimos anos o aumento de jovens usuários de drogas tem sido crescente em Cruzeiro do Sul. Em razão disso o aumento no número de reincidência nas internações tem aumentado cada vez mais. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem dado sua parcela de contribuição através de convênios firmados com instituições que trabalham com a reinserção destas pessoas em sociedade durante essa gestão. Prova disso é a parceria com a APADEQ e com a própria igreja Peniel.
Além de atender usuários de drogas, o centro de recuperação para dependentes químicos também irá tratar os dependentes de álcool gratuitamente. Com este investimento, o poder público espera ampliar o número de pessoas em tratamento e aplicar mais verba em prevenção.
O prefeito Vagner Sales enfatizou a felicidade em entregar a estrutura, por saber da importância do trabalho realizado para a sociedade, que infelizmente assim como em outra regiões sofre com o problema da droga, sendo uma dificuldade que atinge todas as classes sociais, destruindo vidas de famílias.
Tribuna do Juruá