Desde que foi inaugurado, no final abril, o acolhimento no Centro de Saúde do Produtor Rural Zinho Santos vem sendo ampliando e dinamizado nos seus mais variados atendimentos. “Toda a nossa equipe tem se esforçado o máximo para garantir uma saúde básica de qualidade”, declarou a coordenadora da unidade, enfermeira Zakeyllyny Lima Pereira Cândido.
O centro de saúde garante um atendimento médio semanal de 400 pacientes. Além de consultas medico-odontológicas, a unidade oferece exames pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, puericultura, imunização (vacinação). Também conta com uma equipe permanente de saúde com visitas nas residências abrangidas pela área do centro de saúde.
A coordenadora disse, ainda, que três profissionais (ginecologista, pediatra e psicólogo) dão suporte diário no atendimento da população, que tem aumentado significativamente, tendo em vista que o centro se tornou uma referência. “Queremos fazer alguns esclarecimentos: somos um posto de saúde como outro qualquer. Não somos pronto socorro ou hospital”, disse ela.
O centro garante atendimento de 2ª a 5ª voltado aos produtores rurais, onde o médico Vitor Manuel, mantém permanência diária, em tempo integral, voltada para a população da zona rural. “Tendo em vista ser um posto central, muita gente de outros bairros tem vindo para o Zinho Santo, deixando de procurar atendimento em suas respectivas áreas”, queixou-se Zakeyllyny, dizendo ainda que algumas delas tentam se passar por produtores rurais.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal