As máquinas da empresa que está executando os serviços de asfaltamento da Variante, estrada de acesso entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, ficaram paradas durante praticamente todo o dia desta quarta-feira (27). Devido à chuva que assolou a região do Juruá na madrugada, os trabalhos foram interrompidos e o trecho da estrada que está em obras ficou praticamente intrafegável.
As obras de asfaltamento da Variante foram iniciadas há quatro anos e estavam paradas desde 2012. Nesse período o governo do estado providenciou um trabalho paliativo que possibilitou a trafegabilidade, inclusive em época de inverno. Há duas semanas uma empresa retomou os serviços para realizar um trabalho definitivo.
De um total de 11 quilômetros, cinco já estão com asfalto e os outros seis passam pela construção da base da estrada. Nessa última parte, a empresa teve que retirar o material que possibilitava a trafegabilidade para fazer o aterro e a imprimação. Esse trabalho já foi realizado em três quilômetros que já estão preparados para receber a camada asfáltica.
Nos outros três quilômetros as máquinas ainda estão revirando a terra para fazer a compactação e, com isso, nos dias de chuvas, os condutores que precisam cruzar a estrada enfrentem dificuldades. Nesta quarta-feira foi difícil trafegar pelo local onde se formou um atoleiro. Durante a parte da manhã, os motociclistas evitaram a viagem pela rodovia.
No final da tarde o tempo melhorou e os servidores da empresa se preparavam para retomar os serviços. A previsão do governo é concluir a obra até o final do mês de setembro.
Tribuna do Juruá