A 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) está levando educação de trânsito e lazer para os bairros. O projeto, chamado de Gincana de Educação no Trânsito nas Associações de Moradores dos Bairros de Cruzeiro do Sul, realiza atividades de conscientização no que diz respeito à educação no trânsito e também propicia lazer e entretenimento às crianças dos bairros afastados.
Munidos de brinquedos e guloseimas, os educadores já levaram a gincana infantil aos bairros Santa Terezinha, Miritizal, Várzea e Aeroporto Velho, entre outros. O projeto em parceria com as associações de moradores conta com os seguintes apoiadores: Detran, Ministério Público Estadual (MPE), Juruá Motocenter, Edacre Turismo, Real Norte e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) . As atividades são jogos de perguntas e respostas, paródias, poemas, adivinhações, músicas e brincadeiras.
“O objetivo principal, com as crianças nos bairros, é desenvolver de forma lúdica uma consciência no trânsito para que elas possam aprender brincando como se comportar. Temos uma dinâmica diferenciada de trabalhos educativos sobre o trânsito e avaliamos os conhecimentos sobre o tema através de atividades interativas”, explicou o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, que quer, como resultado, a preservação e redução dos acidentes, além formar uma consciência para a paz no trânsito.
Além da segurança e lazer, o projeto também objetiva aproximar o órgão das crianças, no intuito de fortalecer laços de respeito e cooperação para um trânsito melhor; ensinar uns ao outros por meio da competição a se comportar no trânsito; usar a criatividade ao mesmo tempo em que aprende sobre o trânsito; desenvolver, através de atividades lúdicas, uma postura consciente sobre trânsito; e fazer com que a educação no trânsito faça parte do cotidiano dessas crianças, melhorando as suas atitudes e preservando a vida.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal