Um microônibus da secretaria de Educação do município de Mâncio Lima, que fazia transporte de estudantes universitários, quebrou, por volta da 22 horas, o eixo dianteiro em pleno centro da cidade. O veículo é da marca Volare, adquirido através de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE). Com apenas dois meses de uso, o veículo tinha passado por recente revisão e está na garantia.
O secretário de Educação, Amilca Oliveira dos Reis, disse que o microônibus estava se deslocando para o município quando aconteceu o acidente. Policiais militares de trânsito imediatamente chegaram ao local e isolaram a área. “O estalo causou um enorme susto na gente”, disse uma estudante, que teve que pegar uma carona pra chegar em casa.
A prefeitura possui três veículos da mesma marca. A Volare pertencente à Marcopolo S.A., que desenvolve, produz e comercializa os produtos da marca. Com fabricação em Caxias do Sul (RS), a linha de produtos Volare nasceu em 1998, exigência da demanda de mercado por um veículo ágil, seguro, econômico e confortável no transporte coletivo de passageiros.
Depois de vencer licitação, a empresa passou a fornecer os veículos para o programa Caminho da Escola, que foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal