As ações de fiscalização foram iniciadas pelos vereadores da cidade
A comissão de saúde da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), formada pelos deputados Eduardo Farias (PC do B), Antonia Sales (PMDB), Major Rocha (PSDB), Jonas Lima (PT), Marileide Serafim (PMN) e Chico Viga (PSD), esteve presente em Cruzeiro do Sul (AC) realizando fiscalizações nas unidades de saúde locais nesta quinta (12) e sexta-feira (13). Os deputados visitaram o Hospital do Juruá, Hospital da Criança e da Mulher e postos de saúde.
A visita foi motivada pelas denúncias de má administração da maternidade. Desde o início do mandado os vereadores de Cruzeiro do Sul constantemente denunciavam e fiscalizavam a falta de estrutura do Hospital da Mulher e da Criança, mesmo sem tal responsabilidade, fato que também motivou a vinda dos deputados no município.
Recentemente o diretor técnico do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá pediu o desligamento do cargo, alegando falta de estrutura na unidade, casos de infecção, péssimas condições de atendimento e falta constante de medicamentos, higiene e materiais básicos de atendimento hospitalar.
A peemedebista Antônia Sales também denunciou que a unidade de saúde estaria passando por sérios problemas, destacando que um número assustador de crianças estaria morrendo no local, vítimas de infecção hospitalar.
“É bom que os deputados saibam diferenciar o trabalho do estado no tocante à saúde e também o que o prefeito faz para a população do nosso município. Essa comissão veio a meu pedido, devido as constantes denúncias que eu tinha, e isso me preocupou bastante. Me deparei com muitas deficiências na maternidade”, mencionou a deputada.
A visita será dividida em duas etapas. Na primeira, a caravana realiza vistorias nas unidades hospitalares e em seguida ouvirá gestores, funcionários e usuários do Sistema de Saúde.
A situação das unidades do Juruá foi o principal debate dos deputados no mês de agosto. A comissão de saúde que tem como presidente o médico Eduardo Farias (PCdoB) incluiu os postos de saúde que são de responsabilidade da administração do prefeito Vagner Sales.
“ No relatório vamos apontar tanto para Secretaria Estadual, como municipal de saúde no sentido de melhorar isso. Estamos completando essa visita com a atenção básica pois tem interligação, aquilo que acontece na atenção básica com o que é verificado no Hospital, as vezes um pré-natal mal feito repercute num parto complicado na maternidade. A saúde de Cruzeiro do Sul está em um padrão acima da média nacional, tanto administradas pelo estado como pelo município”, destacou o presidente da comissão.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery