O recadastramento biométrico (biometria) garante mais segurança aos eleitores na hora de votar. Nas eleições 2014 mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. Por isso, de 2012 a 2014, o programa de identificação biométrica da Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores em todo o país. O sistema ainda não tem previsão para ser implantado em Cruzeiro do Sul.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) está realizando revisão de eleitorado da população de Rio Branco e Porto Acre. Com a medida, os eleitores serão inseridos, no cadastro eleitoral, dados biométricos como digitais, fotografia (reconhecimento facial) e assinatura, passando a votar em 2014 a partir da identificação biométrica.
O Acre já possui voto 100% biométrico nos municípios de Bujari (9ª Zona) e Assis Brasil (6ª Zona), e, atualmente, o município de Xapuri se encontra em processo de recadastramento, que se dá no atendimento ordinário (ainda sem convocação obrigatória). “Acreditamos que em 2014 ou 2015 posso acontecer a biometria aqui”, declarou a chefe do Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul, Francisco Marques.
A decisão de realizar o recadastramento na capital acreana, que possui o maior colégio de eleitores do Estado, foi segundo Marques, por causa da facilidade de logística. “Por causa da propaganda na televisão, algumas estão procurando o cartório. Como temos muitos jovens que completaram 16 anos, aproveitamos a oportunidade para clamá-los para se alistarem”, conclamou Francisco Marques, destacando, ainda, o alto índice de abstenção ocorrido na eleição de 2012.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal