A cidade de Cruzeiro sediou ontem (24), no Seminário Menor, uma conferência intermunicipal de Educação. O evento, que teve como tema o trabalho pela valorização profissional e qualidade da educação, discutiu e definiu, de forma democrática, propostas de políticas educacionais, que foram encaminhadas à Conferência Estadual e posteriormente subsidiarão a Conferência Nacional de Educação ( Conae).
Contando também com educadores dos municípios de Mancio Lima e Rodrigues Alves, a conferência intermunicipal definiu alguns eixos temáticos enfocando principalmente a qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; e valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
A coordenadora-técnica da Secretaria de Estado de Educação, Rita Paro, destacou a participação das instituições educacionais dos municípios, dos sindicatos da educação, movimento social e movimento comunitário, Câmara de Vereadores, estudantes e organizações da sociedade civil. “É muito importante o participação da comunidade para democratização e controle social”, ressaltou ela.
“Estamos elaborando políticas públicas, com debates e discussões, para melhorar a qualidade do ensino”. Foi assim que o secretário municipal de Educação, Ivo Galvão, definiu o propósito do encontro. A conferência definiu um conjunto de propostas que subsidiará a elaboração e a implementação do Plano Estadual de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal – Fotos: Clayton Zacarias