A partir de uma campanha lançada durante este mês, o Governo do Estado do Acre pretende negociar todas as dívidas acumuladas pelos consumidores do Departamento Estadual de água pavimentação e saneamento – DEPASA. Ao mesmo tempo, o órgão promove atividades que visam diminuir o desperdício de água. De acordo com os responsáveis pelo DEPASA Juruá, as dividas em atraso podem ser parceladas e o cliente que não fizer a negociação terá o fornecimento de água interrompido.
As medidas tem por objetivo diminuir a inadimplência com o departamento que chega a quase 80%. Segundo José Maria de Freitas, coordenador regional, o governo dispensou as multas e juros, para os municípios de todo o estado, com exceção de Rio Branco, e oferece um parcelamento de até 24 meses com entrada mínima de 10%.
“Os consumidores agora terão toda facilidade para atualizar suas contas com o departamento, pois o que o governo quer é facilitar para que todos tenham condições de fazer uma negociação” – afirmou José Maria.
Os clientes do órgão terão um prazo de 90 dias, a partir de agora, para comparecer ao escritório para fazer a negociação. O governo está dando esse tempo para que todos possam se atualizar e depois estaremos fazendo um processo de notificação. “Caso o consumidor não compareça, aí sim, passará a funcionar o corte” – informou Gelmires Lima, gerente do escritório de Cruzeiro do Sul.
O DEPASA também vai realizar a atualização cadastral de todos os clientes e providenciar a instalação de hidrômetros em todas as unidades consumidoras. Além disso, serão realizadas campanhas nos bairros para conscientizar a população com a finalidade de evitar o desperdício de água.
Tribuna do Juruá