Faltando exatos 26 dias para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a escola Hugo Carneiro está passando por reformas e, dificilmente, estará pronta para receber os 320 candidatos cadastrados. A reforma, que começou em fevereiro, deveria estar concluída no final de maio, mas as obras ainda estão em andamento. A principal causa do atraso pode ser a falta de pagamento do governo estadual.
Ao todo, o Enem cadastrou 9.904 pessoas em Cruzeiro do Sul. A escola Hugo Carneiro, que possui oito salas e comporta 40 alunos, foi selecionada porque, na época do cadastro, era a única que estava próximo a ficar pronta. A reforma está praticante parada e os vestibulandos já estão recebendo o cartão de confirmação inscrição. O impasse está criado.
A reportagem conversou com o diretor da escola, Pedro Moreira Lima. Ele informou que já são quatro meses de atraso e, segundo os seus prognósticos, a reforma não será concluída até o final do mês, data da realização do exame. As escolas João Kubitschek e Braz de Aguiar também estão com prazos de entregas das reformas atrasadas.
Os Correios já começarão a entregar os cartões de confirmação de inscrição. O documento informa o local da prova e também poderá ser impresso pela internet, a partir do início de outubro. As provas serão realizadas no final de semana dos dias 26 e 27, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até o dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal