Em Cruzeiro do Sul o comércio funciona normalmente durante o feriado estadual desta segunda-feira (17), dia em que o Governo Brasileiro reconheceu o Acre ao firmar o acordo com o Governo Boliviano que foi denominado de Tratado de Petrópolis. Já nos serviços públicos apenas os considerados de extrema necessidade, como o setor de saúde, abrem as portas ao público. Nas escolas não tiveram aulas.
Mesmo com o feriado os comerciantes de Cruzeiro do Sul mantém suas atividades de rotina. No centro da cidade todas as lojas permanecem de portas abertas com os produtos à disposição dos clientes. Os supermercados também atendem durante o dia inteiro.
Ao contrário, praticamente todos os órgãos públicos suspenderam as atividades durante esta segunda-feira. Nos bancos os serviços só estão sendo realizados nos terminais de autoatendimento. Na rede municipal de ensino os servidores também estão cumprindo o dia de feriado. Da mesma forma acontece nas unidades de ensino da rede pública estadual.
Alguns postos de saúde do município mantiveram o atendimento normal. Na unidade básica da Avenida 25 de Agosto, um grande número de paciente aguardou durante toda manhã para conseguir atendimento.
O Tratado
O Tratado de Petrópolis foi um acordo firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis-RJ, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano.1 2 Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.
Tribuna do Juruá