Durante a manhã desta segunda-feira (01) o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul (AC) realizou na Praça do Centro Cultural uma mobilização em busca de aumentar o número de doadores no município. Atualmente estão cadastradas na Unidade mais de 700 pessoas, mas somente média de 200 são doadores assíduos.
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul abastece com as bolsas de sangue a maternidade, o Hospital do Juruá, o Hospital Dermatológico e os municípios vizinhos. Com essa necessidade, a unidade de saúde pretende aumentar o número de doadores com a mobilização. O taxista Adriano Silva fez questão de realizar a pré-triagem para saber se pode ser doador, e dessa forma ajudar outras pessoas.
“Todos os nossos colegas estão realizando esse ato. Doar sangue é um ato de amor, e além disso, salva vidas. Nossa região é muito carente, muitas vezes foi necessário buscar sangue em Rio Branco devido a necessidade daqui”, mencionou o taxista.
Segundo Irlene Bandeira, gerente administrativa do Hemonúcleo, a aprtir de 16 anos de idade, os interessados já podem realizar doações, os menores de 18 devem ser acompanhados pelos pais.
“Tendo em vista que o nosso estoque está muito baixo, nós realizamos essa atividade para captar novos doadores e podermos obter um estoque ideal. Nós fazemos um cadastro, a pessoa passa por uma entrevista, e se for aprovado ele doará 05 ml de sangue para realizar a sorologia para saber se vai ser doador ou não”, explicou a gerente.
As pessoas interessadas em realizarem a doação de sangue devem procurar o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, situado ao lado da Maternidade.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery