Com recursos do Programa Calha Norte, através do Ministério da Defesa, prefeito Vagner Sales constrói novas redes de distribuição de água. Em apenas cinco anos, os investimentos já ultrapassam três milhões de reais e beneficiam mais de oito mil pessoas.
Concebido como impulsionador de desenvolvimento socioeconômico, a implantação de sistemas de abastecimento de água em Cruzeiro do Sul é a principal intervenção executada pela Prefeitura, na ampliação da oferta e acesso à água principalmente na área rural, viabilizando as condições de permanência do homem no campo.
Durante muito tempo, a qualidade da água que os cruzeirenses utilizam foi debatida por gestões tanto estadual quanto municipal, mas sem qualquer resultado prático. A situação começou a mudar nos últimos cinco anos, durante a gestão de Vagner Sales, ao implantar dezenas de sistemas de abastecimento pela cidade e em comunidades mais isoladas, como destaque para Santa Luzia do Pentecostes, Santa Terezinha, Praia Grande, Centrinho, Boca do Moa e Vista Alegre, no Rio Juruá Mirim.
Diversas comunidades rurais que antes sofriam com a falta de água ou a má qualidade do serviço oferecido hoje tem a garantia de receber em casa água tradada. Depois da construção dos nossos sistemas de abastecimento, a população reconhece que através de Vagner Sales, a gestão pública tem cumprido seu papel social.
“De primeiro a gente carregava água lá de baixo, das cacimbas, e agora não. Tem água na torneira de casa. Tudo está melhor, bem melhor graças a Deus. Agora vemos a Prefeitura trabalhando para fazer do lugar que escolhemos para viver algo bem melhor.”, disse o aposentado, José Leite de Souza.
As comunidades São Cristóvão, Areal, Belo Jardim, Canela Fina e Nova Olinda também passaram a receber em casa água de boa qualidade. Outros grandes sistemas de abastecimento já foram construídos na Vila Santa Luzia, Olivença e Vila Lagoinha. Já estão em fase de planejamento, para também serem contempladas as comunidades Mangueiral, Igarapé da Onça, Praia Grande, Variante, Simpatia, e ainda localidades do Rio Liberdade.
No total já são 14 sistemas de abastecimento construídos. Somados aos que ainda serão instalados, a administração de Vagner Sales vai entregar 21 novas estruturas em benefício da população, levando mais qualidade de vida e saneamento básico, tanto da área urbana quanto rural, sem nenhum custo.
“Quando assumi a Prefeitura, a maioria das comunidades rurais sofria com a falta de água. No verão a situação era ainda mais preocupante. As cacimbas secavam e a população acabava recorrendo a água do rio ou igarapés. Mudamos isso quando iniciamos o processo de implantação dos sistemas de água, onde proporcionamos mais saúde a população. Em breve outros locais também serão contempladas, porque água é vida e deve ser levada a todos de modo igualitário. Tudo que fiz e que continuo fazendo é fruto do compromisso que assumi com o bem comum. Um gestor tem que administrar um município como um todo e não apenas para determinadas classes. Na minha gestão a prioridade são os que mais necessitam”, finalizou o prefeito Vagner Sales.
Assessoria de Comunicação