No Juruá 11 mil assegurados serão beneficiados
Os segurados e dependentes da Previdência Social já podem retirar, a partir desta segunda-feira (26) a 1ª parcela do 13º salário. No Juruá o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) beneficiará mais de 11 mil assegurados. O calendário começa para quem ganha até um salário mínimo, para quem recebe acima desse valor só será liberado a partir do dia 02 de setembro, se estendendo até o dia 06.
Os valores da antecipação serão creditados juntamente com a folha de benefícios do mês de agosto.O Decreto 8.064 com a antecipação de 50% da gratificação natalina foi publicado no dia 6 de agosto no Diário Oficial da União. A consulta ao extrato da antecipação também pode ser feita em terminais de autoatendimento dos bancos que pagam benefícios.
É o oitavo ano consecutivo que os aposentados e pensionistas do INSS recebem a parcela antecipada do décimo terceiro. A primeira vez ocorreu em 2006, após processo de negociação e acordo entre o governo e os representantes dos inativos. A Previdência informou que o pagamento antecipado representa injeção de pelo menos R$ 12 bilhões na economia do país.
O pagamento da primeira parte será efetuado sem os descontos devidos, como Imposto de Renda (IR). A legislação prevê que os abatimentos sejam feitos apenas na 2ª parcela. Segundo o gerente da agência local do INSS, José Ferreira, a partir de novembro os beneficiários já podem ter acesso a 2ª parcela do beneficio.
“Nós precisamos de dois calendários de pagamento justamente para não causar tumulto na rede bancária. A primeira parcela vai ser paga agora em agosto, como vem sendo pago durante algum tempo e a segunda parcela no mês de novembro”, explicou o gerente.
Por lei, não têm direito ao 13º os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery