O encontro visa discutir a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social
A Conferência Municipal de Assistência Social está sendo realizada em Cruzeiro do Sul (AC) nesta quarta (01) e quinta-feira(02) no Seminário Menor. O encontro tem como tema esse ano: “ A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. O evento objetiva criar espaços e condições para fazer uma avaliação local do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além do seu desenvolvimento.
Durante a abertura do evento os alunos do Projeto Missão Família cantaram o Hino de Cruzeiro do Sul e em seguida realizaram uma apresentação cultural com a música tema da Jornada da Juventude.
“A secretaria de Assistência Social teve muitos avanços, mais financiamento para poder trabalhar, e nessa conferência estaremos avaliando os financiamentos para o Sistema Único de Assistência Social”, falou Rinauro Freitas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Todas as instituições cadastradas no conselho, além da sociedade em geral, e usuários do sistema participaram da conferência. Representantes do governo do estado também estiveram presentes no evento.
“Nosso objetivo é esclarecer a população que participa da conferência o que vai tratar cada eixo, para que as pessoas possam elaborar propostas adequadas que respondam as necessidades do município”, explicou a diretora de Política de Assistência Social do Governo do Estado, Cláudia de Paule.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosa Sampaio, o prefeito Vagner Sales sempre teve uma forte ligação com a área social e sempre ofereceu total liberdade para a realização dos trabalhos em benefício dos mais necessitados.
“ Os eixos serão debatidos durante a conferência, e a secretaria vai apresentar durante a tarde todos os serviços realizados pelo município”, relatou a secretária.
O prefeito de Cruzeiro do Sul mencionou que a conferência tem o objetivo de mostrar o que ainda deve ser feito na área de assistência social.
“Com a conferência o gestor só vai errar se quizer, pois a partir daqui será tirado o rumo daquilo que deve ser feito nessa área de assistência social. Nós gestores sempre temos a vontade de realizar, de fazer muitos benefícios, mas as vezes os recursos são limitados, e nós temos que trabalhar com prioridade. Na secretaria de assistência social sempre fiz questão de dar total apoio”, relatou o prefeito Vagner Sales.
Durante a conferência serão debatidos 6 seguintes eixos, sendo eles:
-O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social
-Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação
-Gestão do Trabalho
-Gestão dos Serviços, Programas e Projetos
-Gestão dos Benefícios no SUAS
-Regionalização
O encontro municipal vai escolher 8 delegados para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 03 e 04 de outubro, em Rio Branco, e lá serão designadas outras pessoas para participar da IX Conferência Nacional, que se realizará na capital federal, em dezembro.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery