Centenas de jovens receberam das mãos do prefeito de Cruzeiro do Sul, o certificado de dispensa do Serviço Militar do Exército Brasileiro. A solenidade foi realizada no pátio da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira, 21.
O prefeito do município em exercício, Mazinho Santiago, enquanto presidente Junta de Serviço Militar da cidade falou da importância do serviço para a manutenção da ordem e ainda ressaltou o cumprimento da lei do serviço militar, que impõe que a solenidade seja uma atividade cívica e, que por isso, é uma obrigação do poder executivo estar presente para entrega dos certificados.
De acordo com responsável pela 4ª Delegacia de Serviço Militar, Tenente Gobi, o órgão de controle de execução militar apensar de estar situada em Cruzeiro do Sul, também é responsável pela demanda regional. “Enquanto delegacia, nós controlamos também outros sete municípios, realizando os mesmos procedimentos relativos ao alistamento; dispensa e isenção de serviço e certificação. E daqui encaminhamos a 31º circunscrição, com sede em Porto Velho, a quem somos subordinados”.
A solenidade contou com a presença do Comandante do 61º Bis, Coronel Alexandre Guerra. Ele destacou a importância do serviço militar para a defesa e soberania da nação.
“Os homens que hoje estão sendo dispensados, não devem sair com a idéia de que não serviu ao Exército, porque o contingente alistado e muito maior que o necessário para o desenvolvimento das atividades operacionais. Então fica a reserva para caso de mobilização. O serviço militar é de grande importância, prova disso é que todos os países desenvolvidos – as grandes potências – têm o serviço militar, porque o Exército por ficar mil anos sem ser empregado, mas não pode ficar nem um minuto sem estar preparado para de defesa da soberania de todos”, completou Guerra.