Na Noite da última sexta-feira (13) a Justiça Federal inaugurou a subseção do órgão em Cruzeiro do Sul. A instituição que fica situada na Cidade da Justiça será responsável por processos na esfera federal, agilizando os trabalhos realizados antes na justiça estadual. Diversas autoridades participaram da solenidade que aconteceu no auditório do local.
Ao fim dos pronunciamentos a faixa foi rompida e a placa foi descerrada, sendo assim inaugurado o lugar que a partir de agora trará solução para diversos problemas rotineiros da população. Entre as principais reivindicações da sociedade estão os processos do Instituto Nacional do Seguro Social , o INSS.
“As pessoas buscam o INSS e caso preciso podem procurar a Justiça Federal. Esses fazem parte do maior número de processos que tramitam na Justiça Federal. Essas pessoas podem procurar a subseção acompanhadas ao não de advogados, pois aqui será atendida independentemente da presença de advogados. As causas cíveis e criminais que também tramitaram aqui, essas sim precisarão de advogados”, explicou o juiz federal Régis Araújo, diretor do Foro da Sessão Judiciária do Acre.
A instalação foi realizada pelo desembargador federal Mario Cesar Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal em Brasília. Segundo ele a subseção que conta com 19 servidores vai contribuir para aproximação da justiça federal com o cidadão, principalmente nos municípios mais distantes.
“No que diz respeito ao tráfico de entorpecentes , a justiça federal vai contribuir muito para esse anseio da sociedade de se fazer presente e punir a quem deve ser punido”, abordou o desembargador.
A instalação do órgão em Cruzeiro do Sul faz parte do trabalho de interiorização da Justiça Federal e atenderá todo o Vale do Juruá.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery