A ponte que dá acesso ao lixão da cidade se rompeu. Para não parar o serviço, o Departamento de Limpeza improvisou um terreno como local de depósito. Mas, a medida tomada gerou protesto na comunidade.
Dezenas de quilos de lixo, misturado a muito entulho foram depositados em uma área da prefeitura, no bairro São José, nessa sexta-feira, 16. A ação revoltou os moradores do entorno, que afirmam não ser esta a primeira vez que o setor de limpeza faz uso do local para depósito de lixo.
“Já teve outras vezes. E em uma delas até lixo de cemitério veio, desde cruz a pedaços de catacumbas. Nós reclamamos e eles simplesmente jogaram barro em cima. Aqui não é o lixão e não queremos mais que isso continue acontecendo”, relatou uma moradora.
A poluição da água nos lençóis freáticos, através do despejo de resíduos, óleos ou esgoto doméstico preocupa os moradores, que por não ter água encanada recorre às cacimbas.
De acordo com o Departamento de Limpeza, a medida é provisória e foi tomada com base na impossibilidade de acesso ao lixão. De acordo com José Amauri, a Secretaria de Obras neste sábado, 17 todo lixo será destinado ao local adequado.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia