O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado nessa quinta-feira (31), foi lembrado em Cruzeiro do Sul com ações dentro de comunidades escolares. A intenção e alertar os pequenos do perigo do deste vício.
Diversas escolas da rede municipal de ensino receberam ao longo desta semana a visita de profissionais do Programa de Controle ao Tabagismo. Dentro da programação também foram distribuídos folhetos explicativos e expostos vídeos sobre o tema.
A intenção da equipe foi demonstrar aos estudantes as consequências irreparáveis na vida daqueles que ainda não conseguiram abandonar a nicotina.
“Sabemos que muitos experimentam o cigarro na infância ou juventude simplesmente pela curiosidade, mas que depois não conseguem mais abandonar. Por isso, queremos passar a estas informações as crianças e adolescentes sobre o perigo que a prática de fumar pode trazer para o resto da vida”, disse o coordenador do programa de controle ao tabagismo na cidade, Edson Fideles.
O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças. A fumaça do cigarro reúne mais de 4 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígena. Mau que hoje não traz mais preocupação para Francisco Paiva.
Depois de 35 anos fumando, o aposentado hoje sente-se feliz em não mais ser dominado pelo vício e desfrutar de uma vida mais saudável. “É muito difícil largar o vicio de fumar. Quando deixamos até o cheiro nos encanta. Mas, temos que ser fortes e resistir, porque a vida sem cigarro e muito mais bela e duradoura”, afirmou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo. A pequena Ana clara, 12 anos perdeu o avô há cinco anos, vítima de um câncer no pulmão, resultado do cigarro. “Sofri muito com tudo que aconteceu e hoje peço a todos que não usem cigarro porque saber viver é mais importante que qualquer vício”, finalizou a menina.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia