O 6º Batalhão da Policia Militar em Cruzeiro do Sul (AC) iniciou na última segunda-feira (19) o Curso de Formação de Promotor de Policia Comunitária do Juruá. A capacitação acontece pela primeira vez à nível nacional, e é realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público, Associação Comercial e a própria comunidade.
O curso terá duração de uma semana, se estendendo até a próxima sexta-feira (23). A capacitação é realizada através de uma meta do governo federal, que determina que três cursos devem ser ministrados em três regiões de fronteira do estado do Acre, sendo atendidos dessa forma os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasiléia.
De acordo com Major Almir, responsável pela capacitação, o curso visa reduzir a distância das pessoas que necessitam dos serviços de segurança com a polícia. 30% das vagas foram reservadas para comunidade.
“Parecia antes que existia um abismo muito grande, uma distância muito grande da polícia, então é por isso que abrimos vagas para comunidade, é indispensável essa participação. A comunidade tem que trabalhar de mãos dadas com a polícia, trazendo a informação para polícia para trabalhar o sistema de inteligência, trabalhar a sua análise criminal, direcionar o policiamento para onde está acontecendo os problemas”, explicou.
Serão ministradas ao longo da semana as disciplinas de Direitos Humanos, Interação Social, Mobilização Social e Conhecimentos Jurídicos.
Tribuna do Juruá