Não precisa andar muitos pelas ruas de Cruzeiro do Sul para constatar que o número de animais soltos tem crescido nos últimos tempos. A situação está causando sérios problemas como sujeira e acidentes. A Prefeitura tomou medidas enérgicas para controlar a situação.
Em algumas localidades a situação também tem sido motivo de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. A grande quantidade de cachorro também se deve ao abandonado por parte dos donos, o que impressiona cada vez mais os cruzeirenses, que reivindicam uma solução imediata por parte do executivo município, através do Centro de Zoonoses.
De acordo com a coordenação do Departamento de controle de Zoonoses do município infelizmente a inconsciência dos proprietários desses animais ainda é o grande problema. “Fazemos todos os procedimentos legais que envolvem apreensão dos animais. Aqui cuidamos, desde o processo de recuperação física ao processo de castração do animal, incluindo a adoção, porque infelizmente muitos dos donos acabam considerando esses animais objetos descartáveis, a ponto de se quer pagar a taxa de resgate do animal, abandonando-os, sem qualquer preocupação”.
Quanto aos animais de grande porte, como bois e cavalos, há cerca de quatro meses testão sendo entregues notificações para os proprietários dos animais. A medida é uma advertência por escrita com determinação de retirada imediata do animal do local. Em caso de descumprimento ou reincidência o caso é encaminhado ao Ministério Público.
Tribuna do Juruá