50 grupos geradores de energia já estão sendo entregues as comunidades dos rios Juruá, Juruá Mirim, Liberdade e Valparaíso. Mais de três mil pessoas serão diretamentente beneficiadas nesta primeira etapa do projeto, que prevê até 2014 contemplar todas as comunidades ribeirinhas do município.
Levar luz elétrica às famílias ribeirinhas isoladas não é tarefa fácil. Mesmo assim, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, enfrentando todos os obstáculos, está fazendo de um sonho antigo uma realidade palpável. As comunidades do Rio Valparaíso foram as primeiras beneficiadas com grupos geradores de energia. Com sorriso estampado de felicidade, os ribeirinhos retiraram de dentro dos barcos, rumo à terra firme, o novo instrumento do progresso. O tão aguardado presente foi retribuído com palavras de gratidão e reconhecimento.
“A energia elétrica é o combustível do progresso. Agora podemos investir em comércio, comprar nossa bomba d’água, ter a nossa geladeira e tudo aquilo que antes não podíamos contar. A vida de todos aqui está melhorando muito, graças ao trabalho do prefeito Vagner, que mais uma vez prova seu compromisso com os mais necessitados”, declarou o aposentado de 60 anos, Marmude de Carvalho, ao ressaltar o compromisso da atual gestão na melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos.
O projeto arrojado de Iluminação, promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Flaviano Melo, por meio do Ministério da Defesa. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar mais de três mil pessoas, que a partir de agora terão acesso a energia, com a implantação de grupos geradores, movidos a diesel, em comunidades onde residem acima de cinco famílias.
Mais de 48 mil metros de cabos elétricos serão usados pela equipe de profissionais nos procedimentos de instalação elétrica das residências, que dentro de quinze dias, deverão está devidamente adequadas. Ao ver sendo concretizado um desejo antigo de levar energia às comunidades isoladas, o prefeito Vagner Sales destaca a importância de proporcionar uma melhor condição de vida os ribeirinhos.
“Só um homem que nasceu nas barrancas do Rio Juruá e vivenciou muitas dificuldades dentro dessas comunidades como eu, sabe o quanto significa a chegada da energia nesses locais. O Governo Federal através do Luz para Todos leva energia elétrica, mas este programa não atinge as comunidades ribeirinhas, que também necessitam do benefício. Por isso, em 2009, trabalhamos e conseguimos estes grupos geradores, que representam o respeito e compromisso com os mais necessitados”, disse o prefeito, que ressaltou que o projeto também abre novas possibilidades de investimentos.
Retornei de Brasília, onde garanti através do Ministério da Integração, ainda mais investimentos à produção agrícola na aquisição de novos equipamentos, como trilhadeiras de arroz, debulhadoras de milho, engenho de cana, kits para casas de farinhas e outros materiais de incentivos à produção rural, porque nosso objetivo é melhorar ainda mais a vida do homem do campo”, finalizou.
Assessoria