O ano 2014 refletiu a determinação da atual administração em proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Com investimentos na saúde na ordem de 30 milhões de reais, a Prefeitura ratifica Cruzeiro do Sul, como referência em atendimento básico na região do Vale do Juruá.
Para se ter uma ideia, 2014 foi um ano de grandes avanços e conquistas. A Secretaria Municipal de Saúde dinamizou e imprimiu um ritmo crescente de ações que resultaram numa maior oferta de atendimentos e procedimentos.
A construção de 21 novas unidades de saúde, com a construção de mais cinco, somam-se a contratação de dezenas de profissionais para atuar no atendimento diariamente. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Lucila Brunetta, 2014 representou desafios, mas acima de tudo, a consolidação de conquistas na área de saúde. Outro marco foi a construção do Centro de Diagnósticos que elevou para 257 mil exames laboratoriais anualmente, tendo como média mensal mais de 21 mil exames.
Com a construção, reforma e aparelhamento das unidades básicas de saúde, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou o número de profissionais médicos, dentistas, enfermeiros e equipes exclusivas que desenvolvem programas de saúde federais, como Nasf, “Saúde da família” e “Melhor em Casa”, que levam atendimento prioritário de pacientes no conforto do lar. Em 2014, mais 7.736 atendimentos domiciliares a pacientes.
Outro destaque da Saúde municipal é a construção do Centro de Saúde do produtor Rural que garante o atendimento prioritário aos moradores da área rural. Para garantir saúde básica de qualidade com atendimento médio a 150 pacientes diariamente, o Centro oferece exame pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, puericultura, vacinação, além de uma equipe permanente de saúde nas residências abrangidas pela área do entorno. Três profissionais – ginecologista, pediatra e psicólogo.
Tribuna do Juruá