Na última sexta-feira(11) o Procurador da República Marino Neto, acompanhado da juíza da Vara Criminal Ana Paula Sabóia, visitou a sede da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) em Cruzeiro do Sul. O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Apadeq no município e acompanhar a atuação em relação à parceria com o Poder Judiciário.
Os visitantes conheceram todas as dependências da instituição de recuperação, em seguida se direcionaram para o auditório, onde os internos apresentaram louvores e adorações, emocionando assim os presentes.
“A impressão como eu disse é muito positiva. As instituições de apoio ao judiciário, ao Ministério Público, de recuperação dependentes químicos tem um caráter fundamental em relação à essas pessoas que caem no mundo das drogas, e o Ministério Público Federal tem como principal função a defesa dos direitos fundamentais, e o que eu vi aqui foi a valorização dos direitos fundamentais das pessoas, por isso fiquei tão feliz por ter visitado a Apadeq”, relatou o procurador da república.
A esposa do procurador, Inar Scartlli,também o acompanhou na visita e se surpreendeu com a estrutura da Apadeq de Cruzeiro do Sul.
“Foi muito surpreendente encontrar uma estrutura assim , desse porte, com essa estrutura em Cruzeiro do Sul. Porque eu sou paulistana, então eu vivo teoricamente no centro econômico e financeiro do país, e freqüento as instituições pois sou professora universitária e é muito difícil você encontrar um centro de reabilitação em que os internos consigam ter assim uma qualidade, uma seqüência no tratamento, por isso estou surpreendida.
Para a juíza Ana Paula Sabóia o trabalho da Apadeq é fundamental para o trabalho desenvolvido pelo judiciário.
“A gente vem e visita para ver como está o trabalho pra gente tomar ainda mais consciência ainda desse trabalho que é complexo, existe uma certa técnica, que não é só o lado judiciário, e também vem para reforçar a convicção que nós temos nesse trabalho. É muito agradável por ver uma algema sendo aberta para que uma outra porta seja aberta.
O presidente da Apadeq, Raimundo Felício, o Branco, relatou que a visita do procurador da república e da juíza Ana Paula Sabóia é de grande importância.
“A visita do procurador foi imprescindível pois mais uma autoridade visita nossa instituição, esse reconhecimento das autoridades é fruto do relevante trabalho q a Apadeq presta ao estado do Acre e sobre tudo o vale do Juruá, trabalho que vem sendo prestado ao longo dos anos reabilitando vidas que estavam interrompidas no mundo das drogas, bem como a prevenção às drogas, programa que se estende a rede municipal e estadual de educação, graças sobre tudo a Deus e uma equipe voltada e dedicada exclusivamente ao bem estar dos nossos paciente, a equipe presta um serviço com dignidade e respeito à todos q por aqui passarão ao longo dos anos, contamos com o poder judiciário que se apresenta como parceiro desde o longo de nossa existência que nos últimos anos capitaneado por Dr. Hugo e Dr. Ana Paula Saboia, Dr. Adarmarcia e Dr. Vagner e os demais magistrados que compõem o judiciário de cruzeiro do Sul, faz parte da parceria ministério público na pessoa do Dr. Iversson, Dr. A Woxiton e Dr. Alequine e os demais promotores que compõem o MP em cruzeiro do Sul, judiciário e ministério público demonstra uma preocupação com inclusão social dos menos favorecidos do Vale do Juruá, disponibilizamos doze leitos para o poder judiciário e ministério público para encaminhar as pessoas que são identificados a dependência química e se predispõe ao tratamento com essa parceria dezenas de famílias já foram recuperados”, relatou o presidente da Apadeq Raimundo Felício, o Branco.