Os professores do Ensino Infantil, do Ensino fundamental, merendeiros e outros servidores de apoio já passaram pelo processo de capacitação no início deste ano e durante esta semana os professores que vão trabalhar com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão participando do treinamento. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação desenvolve com os educadores atividades que visam ampliar os conhecimentos para que possam aperfeiçoar as práticas pedagógicas em sala de aula. O objetivo do processo de qualificação dos professores faz parte de um plano de ação da gestão do município de Rodrigues Alves de reduzir o índice de analfabetismo e ao mesmo tempo de elevar os indicadores educacionais.
Do penúltimo lugar, entre os municípios do Acre, no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – alcançado em 2012, para o primeiro até o final do ano de 2015, é o que vislumbra o prefeito Burica e a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, uma queda substancial no índice de analfabetismo que atualmente afeta uma média de 30% da população.
Nesse sentido, em fevereiro foram oferecidas oficinas de capacitação para os professores da zona urbana que trabalham com ensinos infantil e fundamental na área urbana e no mês de março para os da zona rural. Ainda em março os servidores de apoio passaram por um processo de reciclagem e agora os professores da EJA vão passar uma semana em treinamento. Desta forma, o secretário de educação, Manoel Orleilson Ferreira, avalia que o ano letivo, que já teve início para o ensino regular e começa na próxima semana para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, terá o rendimento almejado para que sejam alcançados os objetivos da secretaria.
“Não temos como melhorar os indicadores se a gente não investir na parte de valorização profissional e se não houver esse investimento maciço na parte de formação dos servidores. Tudo isso estamos fazendo tanto para os professores como para o pessoal de apoio. Assim acreditamos que teremos um melhor aproveitamento por parte do aluno e consequentemente teremos um melhor desempenho no IDEB” – acredita Orleilson.
Além dos investimentos na qualificação, a Prefeitura de Rodrigues Alves também investe na valorização dos profissionais com melhoria salarial. Em fevereiro deste ano o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) garantiu um reajuste de 32% para os professores equiparando com o piso salarial dos professores da rede estadual. Paralelo a isso, o município também está iniciando um processo de reforma e ampliação da parte estrutural das unidades de ensino.
“Já estamos ampliando e reformando as escolas da zona urbana e logo em seguida vamos fazer a melhoria das unidades de ensino da zona rural. Tudo isso para proporcionar um ambiente adequado para que nossos professores tenham gosto de trabalhar e os nossos alunos tenham um bom rendimento durante o processo de aprendizagem” – afirmou o prefeito Burica.
Assessoria de Comunicação