Cruzeiro do Sul sedia, através da Secretaria Municipal de Educação, durante três dias o Seminário de Educação Inclusiva, que neste ano, em sua nona edição traz como tema “O Direito à Diversidade”. Todos os municípios do Juruá e cidades vizinhas participam do evento que acontece no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth.
Seis eixos temáticos, quanto aos fundamentos de uma escola inclusiva, serão debatidos junto com coordenadores de escolas especializadas, professores e supervisores da rede, representantes de Conselhos Municipais de Educação e da Pessoa com Deficiência, além de gestores de instituições.
O Ministério da Educação desenvolve um programa de educação inclusiva desde 2003, com o objetivo de disseminar essa política nos municípios brasileiros, apoiando a formação de educadores para a transformação do sistema educacional.
Segundo o secretario municipal de educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão, as ações já são desenvolvidas continuamente de Rede Pública Municipal, e as experiências de inclusão de alunos com deficiência no ensino comum são elementares e merecem reflexões e planejamento no processo de implantação, incluindo o envolvimento de todos.
“Em pleno século XXI ainda existe muita falta de informação e mitos sobre as pessoas com deficiência apesar da política atual prevê a inclusão educacional do aluno com necessidades educacionais especiais, amparada por Documentos Legais como LDB, Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e outras. Por isso, a Prefeitura não tem medido esforço para oferecer total suporte aos nossos profissionais em Educação. É muito importante que todos conheçam informações básicas sobre as deficiências visando minimizar os preconceitos. O desconhecimento e o consequente medo por parte das pessoas são obstáculos às situações em que as pessoas com deficiência possam conviver com as demais”, afirmou Galvão.
Entre os eixos temáticos que norteiam o seminário estão: Educação Especial, Ambiental, de Jovens e adultos, de Relações Étnicas raciais, Direitos humanos e Educação no campo.
Tribuna do Juruá – Vanisia Nery