A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (10) o dia “D” de vacinação contra o Papilo Vírus Humano (HPV). Estão sendo vacinadas meninas de 11 à 13 anos de idade nas Escolas de Ensino Fundamental de Cruzeiro do Sul.
O dia “D” aconteceu nas Escolas São José, Instituto Santa Terezinha e Antônio de Barros Freire. A vacina é mais eficaz em meninas que ainda não tiveram relação sexual, no próximo ano a previsão é que sejam imunizadas também as garotas a partir de 9 anos de idade.
“Cada unidade de saúde vai fazer a cobertura de algumas escolas diariamente, nós estamos iniciando hoje, mas devemos estender por toda a semana nas escolas”, explicou a enfermeira Tamires Barbary.
A vacina previne contra quatro tipos de vírus que causam o HPV, sendo dois deles causadores de verrugas vaginais e os outros dois de câncer do colo do útero, vagina e vulva. A meta da secretaria municipal é vacinar mais de 6 mil meninas na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde.
Além da vacinação a Secretária de Saúde realizou durante toda a semana palestras educativas nas escolas de ensino fundamental da Rede Pública para esclarecer os alunos sobre a importância da vacinação e sobre os riscos da doença.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery