A campanha de vacinação contra o HPV teve início há uma semana, em Cruzeiro do Sul, e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com o objetivo de atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar mais de 80% das adolescentes de 11 a 13 anos de idade. Para atingir os números, o município já está disponibilizando a vacina em todas as unidades básicas de saúde. Os agentes de imunização também visitam as escolas para aplicar a segunda dose da vacina nas meninas durante o período de aulas.
Cerca de 3500 adolescentes estão na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde como público-alvo para tomar a segunda dose. Na primeira, aplicada em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde alcançou a meta e vacinou mais de 80% das adolescentes. A expectativa para esta campanha é superar os números da do mês passado.
“Acreditamos que isso vai ser possível porque muitas adolescentes que tinham dez anos e completaram 11, vão poder tomar a dose” – disse a coordenadora do Programa de Imunização, Janaína Negreiros.
Para atingir o maior número de adolescentes, a Secretaria leva a vacina para as escolas. Nas unidades de ensino, os agentes de imunização esclarecem sobre a importação de todas tomarem a dose e aplicam naquelas que são autorizadas pelos pais.
“Estamos repetindo as mesmas estratégias da campanha passada que deram certo. Além das escolas, temos vacina à disposição das adolescentes em todas as unidades básicas de saúde” – destacou Janaina.
O HPV é um vírus, transmitido através da relação sexual, responsável pela origem de mais de 90% do câncer do colo do útero. A vacina que está sendo oferecida protege contra quatro tipos diferentes do vírus. Para completar o processo de imunização, a adolescente precisa tomar uma terceira dose da vacina daqui a cinco anos.
Tribuna do Juruá