A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) apresentará às comunidades rurais de Cruzeiro do Sul o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas. O Programa tem o apoio do Fundo Amazônia (BNDE), que é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Queremos construir uma proposta que não trave a vida de ninguém e que, ao mesmo tempo, respeite as leis ambientais”, assim concebe a secretária municipal, Francisca Nascimento.
As reuniões acontecerão em duas regiões: nas comunidades Santa Luzia e Lagoinha e Pentencostes (abrangendo as vilas Assis Brasil, São Pedro e Santa Rosa). Serão apresentados um diagnóstico e levantamento dos desmatamentos e queimadas no município, o mapeamento das áreas críticas e preenchimento do relatório de ocorrência de incêndios, a identificação das políticas e projetos implementados, assim como também as estratégias de enfrentamento ao desmatamento e queimadas desenvolvidas pelo Executivo Municipal.
Ainda segunda Francisca Nascimento, os técnicos detectaram a diminuição na produção de alimentos, êxodo rural, além de igarapés degradados e desprotegidos de matas ciliares. “Temos que encontrar soluções e compartilhadas informações”, propõe a secretária.
A iniciativa será difundida nos 22 municípios do Estado e visa consolidar uma estratégia de gestão territorial em base sustentável, que possa assegurar uma redução significativa do desmatamento e queimadas no Acre.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal