Em Cruzeiro do Sul, a cada dia que passa o sonho de uma vida melhor na área rural torna-se uma realidade ao alcance de todos aqueles que da terra tiram o sustento. Isso porque, nos últimos seis anos, uma verdadeira transformação aconteceu na vida dos produtores rurais do município, que hoje têm a garantia de plantar, colher e escoar a produção no mercado consumidor.
O reflexo dos investimentos é constatado na grande diversidade de frutas, legumes e hortaliças tipicamente regionais, que abastecem o comércio local. A Central de Comercialização “João da Horta”, um espaço exclusivo ao agricultor concretizado por Sales, é prova cabal do incentivo à produção. Mais de oito mil pessoas movimentam o espaço semanalmente. O sucesso da feira aos sábados é tão expressivo que agora será ampliado para as quartas-feiras, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura.
“Na maioria das vezes, a população usa o sábado para colocar em dia todas as demandas e nem sempre tem tempo de fazer as compras cedo pela manhã. Por isso, nossa intenção é oferecer mais um dia de feira, favorecendo os consumidores, mas, sobretudo, o nosso produtor rural, que terá total apoio na sua produção e no volume de vendas. Desse modo, a partir do dia 12 de agosto, além do sábado, durante as quartas-feiras, a Central de Comercialização vai também funcionar”, destacou Neto Vitalino, secretário da pasta, ao enfatizar ainda que o produtor comercializa seus produtos direto ao consumidor sem a participação de marreteiros. O local já conta inclusive, com centenas de produtores cadastrados e identificados por carteiras autenticadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Na administração de Prefeito do Vagner Sales, uma nova relação foi estabelecida pela garantia de apoio técnico, distribuição de implementos agrícolas, recuperação de áreas degradadas e principalmente, pelo escoamento da produção, com resultado direto no crescimento do setor produtivo agrícola a níveis nunca antes alcançados. Uma frota de dez caminhões, dezoito barcos e a chegada de mais dez embarcações, garante diariamente o transporte permanente dos produtos até os mercados cruzeirenses.
Para Vagner uma das grandes vitórias de sua gestão, é a certeza que vem mudando para a melhor a vida daqueles que mais necessitam. “Nossos produtores por muito tempo viveram esquecidos. Tidos como pobres do campo, sem o devido valor. Mas agora a situação mudou. Nossa gestão é a marca das transformações na área rural de Cruzeiro do Sul. Pela primeira vez na história, a agricultura familiar está sendo reconhecida, porque valorizamos o meio rural por entender sua importância no desenvolvimento da economia da nossa região. Quando o gestor conhece a realidade e sabe como oferecer de modo correto e coerente os investimentos, o resultado é este que todos podem ver, ou seja, uma produção recorde nunca foi vista em de Cruzeiro do Sul, nos seus mais de 100 anos de história”, finalizou Sales.